10 de jul de 2014

ALEMNHA 7 BRASIL 1: UMA DEMOSTRAÇÃO GRÁFICA

O objetivo deste blog nunca foi de fazer comentários sobre futebol. Mas, no Brasil, o futebol é muito maior do que qualquer coisa. Isso é inevitável, como também sou brasileiro acabo por ser influenciado também pelo maior evento de futebol do mundo: a Copa do mundo.

Muito se falou sobre esse evento. Das roubalheiras, da falta de hospitais, da falta de investimento em educação em prol do acontecimento da Copa, verdades ou meia-verdades a coisa está acontecendo, e como tem acontecido. Somente uma pessoa totalmente apática poderia ignorar a Copa do mundo no Brasil. É claro que nem tudo o que acontece é bom. Muitas pessoas perderam suas casas para a construção de estádios, muito coisa ruim aconteceu antes e durante os jogos, entretanto ficamos todos hipnotizados sob efeito mágico da bola rolando. Seria muita hipocrisia negar isso. Até mesmo aqueles que eram contra o evento estão assistindo aos jogos religiosamente.

Para nós não se trata apenas de uma série de jogos, ali está representada a cultura brasileira. Sei que é simplificar demais, a nossa cultura é muito maior que quatro linhas, 22 homens, traves e uma bola. Sim nossa cultura é bem mais vasta do que isso, mas o futebol, a seleção brasileira são as duas coisas que ainda conferem UNIDADE no pensamento brasileiro. É uma daquelas poucas oportunidades que o brasileiro se insere em algo maior do que ele e se identifica como pertencente àquilo.

Por isso A DERROTA DÓI TANTO.  Perder de 7X1 em casa foi uma das coisas mais doloridas que o povo brasileiro, enquanto unidade cultural, pode sofrer. Até porque, quanto ao aspecto cultural, as pessoas pouco se importam o que acontece com o nosso idioma, com a nossa literatura, com a nossa música, com a nossa culinária. Nesse sentido, tudo já se perdeu a unidade, tudo já fora invadido pelo estrangeiro. Mas o futebol ainda tem esse poder de pertencer ao povo, não durante muito tempo para falar a verdade, pois só podemos acompanhar o futebol via televisão, ou seja, já virou um produto da industria cultual, já pode ser considerado algo fora da cultura popular. Mas quem se importa, o importante é ver o Brasil campeão, certo?

No mais queria deixar uma imagem bem representativa do que aconteceu no Mineirão no última dia 8/07/14:







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não me deixe pensar que sou o dono da verdade. A conversa continua nos comentários